sábado, 12 de janeiro de 2008

Paradoxos

Sim, eu sou mais um, dos milhares de cariocas, que mora em São Paulo. Diferente de muitos cariocas, não moro em Moema, mas em Pinheiros. Sou um carioca que emigrou da outrora Cidade Maravilhosa, capital federal, política e cultural deste país até o final da década de 50. Sou um carioca, que para evitar o desemprego, aceitei viver na capital financeira do país, há mais ou menos 5 anos. E sabe de uma coisa? Sou feliz!
Todos shows importantes (exceto o The Police, que para mim nem é tão importante assim) e exposições relevantes acontecem nesta cidade. Sim, é verdade que não tenho DIARIAMENTE, dezenas de pontos turísticos para mirar, no caminho de casa para o trabalho e vice-versa. Não tenho muitas opções para aproveitar um dia ensolarado ao ar livre. Opção 1, o populoso Parque do Ibirapuera, que nos finais de semana fica tal e qual a carioca Quinta da Boa Vista. Opção 2, o sem graça Parque Villa Lobos. Em contrapartida, tenho várias opção noturnas, bares e botequins ordinários, estilosos ou temáticos, restaurantes com pratos típicos de todos os estados e países, cafés, bistrôs, várias baladas - nossa, assimilei seriamente este termo tipicamente paulistano - de rock, de música eletrônica, alternativa, indie rock, psychobilly, country, salsa, pagode, música baiana, psytrance - quem me conhece, sabe que eu não freqüento lugares onde tocam esses cinco últimos estilos de música. E, para quem não me conhece, fique sabendo desde já!
Em São Paulo há mais emprego que em minha cidade natal e há mais poluição, mais gente, mais trânsito e é lógico, que filas também. Afinal, trata-se de uma tradição nesta metrópole.
Em São Paulo há calor, mas também temperaturas mais amenas à noite, tanto que na última 5ª feira, dormi de edredom, em pleno verão. Enquanto que nesta noite no Rio de Janeiro, mal dormi de tanto calor. Tanto que acordei pensando seriamente em comprar um ar condicionado, aparelho que meu pai sempre repudiou, que encarece a conta de luz e que em tempos atuais de aquecimento global e probabilidade de apagão é um grande vilão. Ah! Além desses pontos levantados, minha irmã lembrou-me de todo o estresse que envolve a sua instalação, que até mudei de idéia, continuarei com o ineficiente ventilador de teto Spirit.
Em São Paulo, o metrô não tem ar condicionado e o celular não funciona, mas me leva para diversos lugares, inclusive o trabalho e graças a ele faço o trajeto desde minha casa até lá, em apenas 25 minutos. De carro, para percorrer a mesma distância, levaria quase uma hora e não poderia aproveitar o tempo para ler um livro, ou jogar sudoku... Sim, sou viciado em sudoku!
Somente no Rio, tenho a minha família. Eles não querem morar em São Paulo e eu não tenho emprego no Rio. Ainda bem que a distância entre as cidades é curta e com isso, posso alternar entre ser um órfão nos dias úteis e ser um filho e um irmão (ao vivo, é claro) nos finais de semana. É quando posso aproveitar, além da companhia deles, as coisas boas da cidade natal e as ruins também. As favelas que crescem, assim como a violência, o descaso dos governantes, a corrupção, a sujeira nas ruas e praias.
Em ambas cidades, tenho grandes amigos. Os de uma até conhecem os da outra. Quando se juntam e os vejo interagir, fico muito contente, pois se dão bem. Percebo que cada um tem algo especial, um jeito de ser, de falar, de me divertir, de ajudar nos momentos difíceis. Pena que seja impossível ter todos juntos ao mesmo tempo, mas quando estou perto ao menos de um deles, sinto um conforto e percebo que é isso que eles têm em comum, o carinhoso conforto que a companhia deles proporciona. Espero que os esteja retribuindo da mesma maneira.
(In)Felizmente 100% não existe, não dá para ser tudo muito bom, ou ser tudo muito ruim. A grande sacada é manter o equilíbrio mental, fazer as escolhas que nos pareçam mais acertadas e aproveitar todos os momentos que a vida lhe proporciona, pois todos nos servem de aprendizado. Os bons, para repetir e os ruins, para fazer diferente da próxima vez.
Amanhã à noite estarei lá, próxima sexta-feira à noite estarei aqui e assim aproveito de tudo um pouco, buscando o meio termo.

4 comentários:

Regina Costa disse...

Adorei, migoooooooooooooo!!!
Viva o Multiculturalismo/Pluralismo Cultural!!!

É isso aí, chega de maniqueísmos e "bairrismos"...

"Continue a nadar..."

Muito bom te ler!!!

Beijão, cara/manooooooooooooooo!
Da gatinha[faz tempo q fui, mas juro q já fui um dia...]/mina:

Regina
rsrsrsrs

Anônimo disse...

Mano ameiiii!!
Vc escreve super bem e de uma forma que prende...
Continue postando...
Beijao
Te Amoooooooooooo
Marcia

Anônimo disse...

Ae amigo, estava esperando encontrar um post "então, estou começando um blog", e já leio várias coisas, muito bom! Vou fazer propaganda hehehe

E o que seria de nos sem nossos paradoxos não é?

Abração!

Unknown disse...

OI!!!!
A VIDA É BEM ASSIM...
MUITAS POSSIBILIDADES, MAS O MELHOR É SABER TIRAR O MELHOR DE CADA UMA E VC CONSEGUIU.
MIL BEIJOS
MONICA